Histórias Animadas – Oficinas Criativas
Apresentação
O projeto Artesã d’Estórias nasceu no Inverno de 2012 pelas mãos e sonhos da artista artesã, animadora de histórias, Isabel Silva, membro da CACO – Associação dos Artesãos do Concelho de Odemira.
O projeto tem por natureza fundir artes manuais com artes performativas na área das histórias animadas com marionetas, miniaturas e objetos, criando momentos em que a narração oral encontra a arte de animar formas assim como momentos em que se ensinam ofícios manuais relacionados com as histórias que se escutaram.
Segue a apresentação e orçamento 2024/25 de algumas Histórias Animadas e Oficinas Criativas que podem ser agendadas em conjunto ou independentes.
Para outras apresentações, oficinas criativas ou exposição de peças, pede-se o favor de solicitar pelos meios disponíveis.
Contos d’Outono – Namorando Paisagens
História animada na mala das miniaturas que detalhe a detalhe vai contando a paisagem do verão para o outono enquanto embala e desvenda a história de um menino que não tendo nada tinha o essencial.
Breve adaptação para história animada do poema “O menino que namorava as paisagens” do autor Nuno Higino.
Esta animação pode ser acompanhada pela Oficina Criativa “Abóboras de lã”.
Contos d’Inverno – A Menina da Lanterna
Uma história que se conta tradicionalmente no norte da europa durante a festa das lanternas. O Inverno é escuro e frio e nesta história animada com marionetas, miniaturas e objetos vamos conhecer a luz que sempre brilha dentro de nós.
Esta animação pode ser acompanhada pela Oficina Criativa: “Lanternas de Papel”.
Tempo n’Aldeia
Esta história animada aviva a tradição oral com a sua narrativa que une histórias do folclore português com a magia de objetos animados e marionetas que ganhando vida e movimento ilustram a passagem do tempo no interior das aldeias tradicionais. É no tempo que passa e nas histórias que se contam que vamos tecendo as nossas próprias histórias.
Esta animação pode ser acompanhada pela Oficina Criativa: Criação de um tear de cartão – Iniciação à tecelagem.
Príncipe Mar
Esta história animada é uma adaptação da história de Luísa Barreto (Em Tempos que já lá vão, Encantos da Serra da Lua) com marionetas, fantoches, bonecos articulados e objetos. “Era uma vez um reino distante onde vivia um rei e uma rainha mas o Rei que era teimoso, teimou na razão que não tinha e mandou a rainha à deriva pelo mar…”
Esta animação pode ser acompanhada pela Oficina Criativa: “Sereias”.
Príncipe Mar
Esta história animada é uma adaptação da história de Luísa Barreto (Em Tempos que já lá vão, Encantos da Serra da Lua) com marionetas, fantoches, bonecos articulados e objetos. “Era uma vez um reino distante onde vivia um rei e uma rainha mas o Rei que era teimoso, teimou na razão que não tinha e mandou a rainha à deriva pelo mar…”
Esta animação pode ser acompanhada pela Oficina Criativa: “Sereias”.
O Pastor e a Artesã
Esta história animada com marionetas e objectos acontece inspirada no ciclo da lã, na vida tranquila e quotidiana do Pastor, da Artesã e em detalhes da história “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw que me acompanha há muito tempo e faz parte da minha jornada pessoal.
A sessão pode ser acompanhada pela oficina criativa “Ovelha Colorida” onde vamos criar uma ovelha com lã virgem e colorida / tingida em processos naturais, tal como contados na história.
As Fadas… onde moram?
Esta história, inspirada pelas canções e poemas da autora Luísa Barreto, é animada com marionetas, miniaturas articuladas e objetos que transportam a nossa imaginação para um reino encantado que talvez seja morada dos seres fantásticos cheios de magia a que chamamos Fadas. Com toques de magia vai aproximando o reino humano da essência da natureza elementar.
A história pode ser acompanhada pela oficina criativa “Casa de Fadas” onde vamos criar uma casa de fadas utilizando materiais naturais dos nossos bosques e jardins..
As Fadas e a Grande Limpeza
Esta história é animada com marionetas, miniaturas articuladas e objetos. Vamos explorar o reino das Fadas do Lar que nos acompanham quando levamos a cabo uma grande limpeza, como a tradicional limpeza de Primavera! Mas… e se a Limpeza começasse no bosque porque alguém foi para lá fazer o que não devia?
Esta história pode ser um complemento da primeira história “As Fadas… onde moram?” e pode ser acompanhada pela Oficina Criativa “Miniaturas d’Encantar – Fadas e Silfos”.
Arco-Íris
Esta história é uma adaptação do original ‘The Rainbow’ de Dorothy Harrer. É animada com marionetas, miniaturas articuladas e objetos.
“O Pai Céu e a Mãe Terra têm variados ajudantes para manter a harmonia entre todos os seres vivos, rochas e elementares…” – é uma história que nos leva a tomar consciência sobre a importância do Sol e da Chuva no nosso ecossistema. Nem tanto ao mar nem tanto à terra e por fim reina a harmonia. A História pode ser acompanhada pela Oficina Criativa “Arco Íris”.
Conto-te Abril
Esta história, baseada nos acontecimentos históricos do nosso país, é apresentada ao público pré-escolar e 1º ciclo através de uma viagem a este tempo tão privado da liberdade de viver. Nesta viagem, com recurso a áudios da época e formas animadas vamos conhecer de perto como eram as coisas e como se proporcionou a revolução que nos libertou da ditadura.
A História pode ser acompanhada pela Oficina Criativa “Personagem de Abril – Fantoche em Colher de Pau”
Oficina Criativa – Mandalas d’Encantar / Olho de Deus
Esta oficina consiste na aprendizagem da tecelagem em forma de mandala ou olho de deus e ao mesmo tempo a criação de um tempo a que podemos chamar meditação criativa. É tão difícil parar nos tempos que correm. A tecelagem é uma arte ancestral e quando se une com a geometria dinâmica algo único e mágico acontece.
Tecelagem com lã de Mandala de 8 pontas
Duração: Oficina – 4 horas aprox.
Público alvo: Jovens a partir dos 12 anos, adultos.
Tecelagem com lã de Olho de Deus 4 pontas
Duração: Oficina – 2 horas aprox.
Público alvo: Crianças a partir dos 6 anos
Orçamentos
História Animada: 30 minutos aprox. Oficina Criativa: 1 hora aprox.
Público Alvo: Famílias, Crianças a partir dos 3 anos
(crianças com menos de 6 anos devem estar acompanhadas durante a Oficina)